terça-feira, 15 de maio de 2012

Bebidas energéticas e isotônicas: perigo para os dentes

Alertamos nossos leitores para os resultados obtidos por uma pesquisa realizada pela Universidade norte-americana de Southern Illinois que chegou a seguinte conclusão: bebidas energéticas e isotônicas destroem dentes em poucos dias.


A investigação, realizada na Universidade de Southern Illinois, demonstra que os elevados níveis de acidez destas bebidas promove a desmineralização do esmalte dentário de forma generalizada. Em algumas das bebidas analisadas bastaram cinco dias de consumo diário para que o esmalte dentário começasse a deteriorar-se.

Os autores do estudo analisaram 13 bebidas isotônicas e nove bebidas energéticas, concluindo que os níveis de acidez variam e também na mesma marca, em função dos diferentes sabores que, por vezes, implicam uma maior acidez.

Os testes laboratoriais realizados pela equipe de cientistas revelaram que tanto as bibidas isotônicas como as energéticas danificam o esmalte, mas o maior potencial de danos está nas bebidas energéticas que é o dobro das bebidas isotônicas.

A utilização dessas bebidas ao longo do tempo pode levar a perda irreversível do esmalte, levando a um aspecto amarelado permanente, que não é resolvido com branqueamento dentário, visto não haver esmalte, para além de aumentar a suceptibilidade à sensibilidade dentária.

Para quem toma essas bebidas, os cientistas recomendam só escovarem os dentes uma hora após a sua toma, caso contrário, ao escovar os dentes estará potencializando os efeitos nocivos da desmineralização. 

Por isso, fica o conselho: é preciso esperar antes de escovar os dentes. Essa espera dá tempo para que a saliva atue no processo de recalcificação do esmalte e dentina expostos.

Portando, depois da leitura do estudo relatado, fica aqui o alerta para o consumo cauteloso dessas bebidas. 

Passem a palavra aos seus pacientes, amigos e familiares.

Sobre o Autor:
Renaldo Aragão O autor Renaldo Aragão é dentista e mestre em medicina dentária. Para saber mais sobre o autor, clique no topo da página no link “Sobre nós”. Aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

© Copyright 2012 Odontologia in Blog por Renaldo Aragão, todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.